Melhores leituras de 2019, resumo do ano e metas para 2020

 Olá, pessoal! Todos bem? No post de hoje, venho trazer um resuminho do último ano e comentar um pouco sobre meus objetivos para 2020. Era para esse post ter saído nos primeiros dias do ano, mas outros foram passando na frente. Vocês podem apertar o play e conferir o vídeo onde mostrei minhas melhores leituras de 2019, ou continuar lendo:




 Um dos meus objetivos em 2019 era diminuir o ritmo, eu sentia que fazia muitos posts e sobrava pouco tempo para outras coisas. Cumpri essa meta de postar menos e me dedicar mais à divulgação, por exemplo.

 Ao parar para escrever esse post, pensando nas coisas boas de 2019, preciso listar o fato de ter comprado uma estante nova, de ter postado mais resenhas e vídeos com temáticas legais no canal no Youtube e ter conseguido lançar 2 e-books na Amazon, os contos "Eu nunca vou te abandonar" e "Enquanto o dia não amanhece" (clique nos títulos para saber mais sobre eles).

 No quesito leituras, meu desejo era ler pelo menos 100 livros (coisa que consegui em anos anteriores), e também queria ler livros que estavam encalhados na estante. Não obtive muito sucesso nesses pontos. Segundo meu Skoob, fiz 76 leituras, sendo que temos alguns contos nessa lista e que alguns e-books da Amazon e do Wattpad e até alguns livros físicos não estão listados por não estarem cadastrados no Skoob.

 Pelo menos o objetivo de comprar menos eu cumpri, tinha ficado bem chocada por ter comprado 71 livros em 2018 (em sebos e em promoções) e não ter lido nem metade deles. Em 2019, comprei apenas 6 livros que queria muito.

 Das 76 leituras, nenhuma entrou para a minha pequena lista de favoritos, mas 14 receberam 4,5 ou 5 estrelas no Skoob, entrando na lista de melhores do ano. Resolvi mostrá-los separados por "categorias" e não por ordem de preferência. É só clicar nos títulos para conferir as resenhas:

melhores-livros-do-ano, blog-literario-petalas-de-liberdade

 Melhor Fantasia: "A Garota que Lia as Estrelas" da Kiran Millwood Hargrave, Jangada, uma garota numa jornada fantástica em busca da melhor amiga, entrou também para a lista de melhores fantasias infantojuvenis do ano.

 Melhor Terror: "Nihil", da Carolina Mancini, Estronho, o mundo coberto pela névoa foi sinistro!

 Melhor Suspense: "Quando Ela Desaparecer" do Victor Bonini, Faro Editorial , o desfecho  do caso de desaparecimento de uma jovem me surpreendeu muito.

 Melhor não-ficção: "Extraordinárias" da Duda Porto de Souza e da Aryane Cararo, Seguinte , todo mundo deveria conhecer a história dessas mulheres que revolucionaram o Brasil!

 Melhor infantojuvenil: foram 2, "Amigos Para a Vida" do Andrew Norriss, Valentina , por abordar temas como o suicídio de uma forma muito acertada para o público da obra, e "Em Algum Lugar nas Estrelas" da Clare Vanderpool, DarkSide Books, que me prendeu e me encantou com a aventura de 2 garotos.

 Melhor romance de época: "O Highlander e a Devassa" da Sara Fidelis, uma história super divertida e com um mocinho que nunca esquecerei.

 Melhor romance: "Bem Safado" da Lauren Blakely, Faro Editorial, um romance onde consegui entender completamente os personagens.

 Melhor young adult: foram 2, "Eu e esse meu coração" da C. C. Hunter, Jangada, fala sobre transplante, tem romance, mistério, e eu fiquei totalmente envolvida com a trama, e  "Feitos de Sol" do Vinicius Grossos, Faro Editorial, que me trouxe muita nostalgia dos anos noventa.

 Não sei como classificar exatamente os quatro últimos livros, que foram: "A devolvida" da Donatella Di Pietrantonio que tem um quê de romance de formação e muito drama familiar, sobre uma garota tentando se adaptar em sua família biológica, uma história que me passou muita intensidade. "As Regras Do Amor E Da Magia" da Alice Hoffman, Jangada, que seria um romance sobrenatural sobre irmãos bruxos condenados à infelicidade no amor e que me emocionou muito. "Mistério em Chalk Hill" da Susanne Goga, Jangada, um romance gótico surpreendente. E "O Último Presente de Paulina Hoffman" da Carmen Romero Dorr, Jangada, uma história muito cativante que tem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.

 São 14 livros que recomendo muito! Para adquirí-los na Amazon, é só clicar nas capas:



 Metas para 2020: continuo querendo ler mais dos livros que já tenho na estante, especialmente os dos meus gêneros favoritos e que comprei e fui deixando para depois por dar prioridade aos livros de parceria.

 Quero só comprar se ver meus desejados em promoções imperdíveis e pretender lê-los logo.

 Se conseguir ler 50 livros, menos que nos anos anteriores, já ficarei satisfeita.

 E quero conseguir escrever mais, mesmo que não chegue a publicar, necessito colocar minhas ideias em palavras.

 E que 2020 seja um ano mais leve!

 Fica meu agradecimento à Lana, colaboradora do blog, às editoras e autores parceiros, e a todos vocês que tem me acompanhado no Pétalas de Liberdade e nas redes sociais.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: quais os objetivos para 2020? Cumpriram as metas de 2019? Quais os livros favoritos do último ano?

Me acompanhe nas redes sociais:

24 comentários

  1. Eu que agradeço Maria, por compartilhar comigo seu cantinho onde também posso compartilhar um pouco do meu amor pelos livros. Minhas metas para 2020 e poder ler mais, estar mais presente aqui no blog e ler no mínimo 30 livros, estou torcendo para conseguir ler de 3 a 4 livros por mês para bater a meta tranquila. Amei conferir suas melhores leituras de 2019 e um pouco mais de suas metas para 2020.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?

    Fico feliz que o ano passado tenha sido tão produtivo para você ao ponto de você conseguir escrever dois contos, isso é muita coisa, parabéns! Apesar de não ter conseguido bater sua meta, 76 livros é algo muito admirável e você deve ficar feliz por isso. Também gostei de saber um pouco das suas metas e espero que consiga cumpri-las esse ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina, diminui o meu ritmo de leitura também. E não é por nada, fiquei feliz com isso. Noto que as leituras ficaram melhores.
    E super concordo contigo Quando ela Desaparecer é fantástico. Vejo muita gente falando que não tem bons livros nacionais por ai, mas sua lista tem dois que gosto muito. Feitos de Sol é livro lindo

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu tô com a meta de diminuir minhas leituras de 2020. Li 144 ano passado. E quero ter mais tempo pra outras coisas, principalmente ver filmes e séries com meu marido, e me divertir com meus filhotes.
    Gostei do tópico de leituras. A gente conhece o seu gosto... é muito legal!!
    Eu quero muito ler Quando Ela Desaparecer.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  5. Ahh que leituras maravilhosas! Quando ela desaparecer foi um dos melhores livros que li em 2019! Temos alguns em comum ♥ Comecei a ler a devolvida agora e estou apaixonada já!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari.
    Gostei muito do seu resumo do ano!
    Eu também estou tentando diminuir um pouco o ritmo e fico feliz de ver que não sou a única. Há tempos estou evitando comprar livros!! Já tenho tantos livros aqui que chegam das editoras, que comprar mais acaba sendo uma bobagem, porque eu compro e não dou conta de ler!!
    Agora em 2020 tenho uma meta que é diminuir a minha estante!! Vou separar livros para vender e para doar! Não tenho mais espaço em casa para tantos livros e isso tem me incomodado bastante!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria.

    Também comprei menos livros em 2019, mas não contei quantos livros entraram na lista de favoritos. Depois vou olhar direito. Agora em 2020 eu ler os livros que já tenho aqui em casa e alguns digitais que adquiri e não li. Espero conseguir.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi. Que bacana essa postagem e parabéns pelos contos lançados, também decidi diminuir o ritmo no blog e priorizar a qualidade do que é essencial em minha vida pessoal. Dos livros mencionados, li Extraordinárias e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!

    Eu tenho aqui Eu e esse meu coração e pretendo ler esse ano. Já Feitos de sol e Extraodinárias são dois livros que já estão na minha wishlist. Fico feliz por saber que estão entre as melhores leituras do ano passado

    ResponderExcluir
  10. Olá! Também estou cheia de projetos para 2020. Desejo tanto colocar as ideias em prática nesse novo. Desejo muito sucesso e ótimas realizações para você em 2020. Super bjooo

    ResponderExcluir
  11. A garota que lia estrelas está me esperando na estante já faz um bom tempo hahahahahahah. Eu gostei das suas indicações e fico feliz que tenha conseguido desacelerar um pouco <3 Eu estava nessa também e mal sobrava tempo para praticar outros hobbies. Apesar de não ter estabelecido nenhuma meta para esse ano, também desejo que 2020 seja mais leve em todos os sentidos <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar na torcida para que goste de A garota que lia estrelas!

      Excluir
  12. OIe,... eu coloquei metas pra mim tb, mas tô nessa dsd o ano passado... Durante o ano só comprei 6 livros, o que foi ótimo pra quem comprar às vezes 50 no ano...rs... Poxa dessa sua lista eu não conhecia absolutamente nada... mas achei alguns interessantes, não vou te dizer que irei lê-los, mas são dicas interessantes.

    Nelmaliana Oliveira (Profissão: Leitora)

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu adorei seu balanço do ano! Achei bem legal você ter conseguido diminuir as compras de livros. Confesso que isso é algo que ainda preciso mudar, pois compro mais do que consigo ler. Das duas leituras, ainda não li nenhum dos livros citados. Porém, tenho curiosidade de ler O highlander e a devassa, que é livro que tem sido bastante elogiado, e o da Lauren Blakely (aliás, preciso ler a série inteira).
    Adorei o post e espero que 2020 seja um ano maravilhoso e com ótimas leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Mari!!!
    Eu não cumpri nem metade da lista do ano passado, mas espero esse ano a minha meta ser atingida e eu consegui ler o que eu quero.
    Também estou com foco nos livros que tenho na estante para que eles saiam e não fiquem tão acumulados.
    Adorei ver algumas das suas leituras e que você conseguiu se controlar em compras e resolveu diminuir o ritmo porque é sempre bom.
    Que 2020 sejam um ano maravilhoso.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Adorei você compartilhar conosco suas melhores leituras de 2019. Infelizmente não li nenhum dos citados, mas tenho grande curiosidade com alguns dos títulos. Espero que possa cumprir suas metas de 2020 e sucesso! Também tenho as minhas e espero cumprir haha Amei a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber sobre suas melhores leituras de 2019. Ainda não tive oportunidade de conhecer nenhum desses livros, mas estou bem curiosa para conhecer "a garota que lia as estrelas". Parece incrível!

    Beijos e boas leituras.
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  17. Eu também consegui diminuir a quantidade de posts e me dedicar mais a outras coisas com isso. Achei bem legal ver um resumo de como foram as coisas para você em 2019. Espero que 2020 também te traga ótimas leituras

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria, tudo bem?
    Eu juro que te entendo até porque eu mesma preciso encontrar um equilíbrio entre as minhas leituras, assistir filmes e séries, escrever meus projetos e postar no blog. Percebi que procrastino igual louca e acabo perdendo a chance de fazer bastante coisa, se eu não me organizar direito.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ola!
    também desacelerei em 2019, meu ritmo de leitura caiu e fiquei tranquila e feliz com as leituras realizadas, esse ano também quero ficar feliz com as escolhas. das suas leituras quero muito conferir " Quando ela desaparecer" adoro livros de mistérios, e só leio resenhas e comentários positivos sobre a história e sobre o autor. que esse ano tenhamos muitas leituras!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Há uns três anos eu diminui meu ritmo de postagem e não me arrependo. Há outras coisas que me dão prazer. E também leio muito mais. Adorei conhecer suas lista, porém não ter lido nenhum deles ainda.

    ResponderExcluir
  21. estou aqui pensando: só seis livros? meu Deus, eu super quero esse autocontrole! hahah mas também coloquei como meta ler mais e comprar menos para tirar os encalhados da estante. dos seus favoritos, o que estou mais ansiosa para ler é o Em Algum Lugar nas Estrelas e estou torcendo para que suas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo