Resenha: livro "Doadores de Sono", Karen Russell

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro “Doadores de Sono”, escrito pela Karen Russell e publicado em 2016 pela Editora Record.

Resenha, livro, Doadores-de-Sono, Karen-Russell, Editora-Record, opiniao, capa, fotos, criticas, insonia, trechos

 "A deficiência foi associada à narcolepsia em seres humanos, mas esta disfunção causa o efeito oposto: um estado insustentável de hiperexcitação. O sono se torna impossível." (página 17)

 A história é narrada por Trish, uma jovem mulher que perdeu sua irmã mais velha alguns anos antes, morta por um novo tipo de insônia, que não podia ser controlada com remédios; sem dormir, o corpo não conseguia descansar e, com o tempo, parava de funcionar.

 Após perder a irmã, Trish começou a trabalhar para o Corpo do Sono, uma empresa que recolhe doações para tratar esse novo tipo de insônia que vem vitimando pessoas em todo o continente americano. Mas não são doações comuns, são doações de sono! O trabalho de Trish é convencer possíveis doadores, para isso, ela lhes conta a história da falecida irmã e de como, se na época de sua morte já existisse o Corpo do Sono, uma pequena doação poderia ter salvado a vida de Dori (nome da irmã).

 Quem se torna doador, vai até centros de doações ou recebe uma van de coleta em casa, onde tem seu sono induzido e, através de um capacete especial, tem seu sono recolhido e transportado para estações de tratamento onde esse sono é tratado e distribuído para os insones.

 Trish começa a repensar seu trabalho quando conhece uma família cuja filha, uma bebê, é doadora, e o pai da menina tem medo que as doações possam afetar a saúde da garotinha. Surge um Doador Q, que doa seu sono contaminado e provoca transtornos para quem recebe o seu sono, colocando a credibilidade do Corpo do Sono em risco. E Trish não sabe mais se a sua forma de trabalhar é certa ou errada.

 "Certo, então foram infectados por um pesadelo, mas, pelo amor de Deus, o que pode ser tão assustador a ponto de a morte parecer melhor do que dormir?" (página 62)

 Eu li "Doadores de Sono" em um dia, pois é um livro pequeno, com capítulos curtos e diagramação que ajuda, além da escrita super fluida da autora. Talvez, o que tenha me motivado a ler o livro, tenha sido o comentário do Stephen King na capa, ele diz que é ficção científica, mas para mim tem um toque de distopia.

 Eu gostei do livro, mas o desfecho não foi totalmente satisfatório, me pareceu que nada foi realmente resolvido, não se descobriu a cura nem a causa da doença, não ficou definida a situação da Tris e do Corpo do Sono. Muitas perguntas foram lançadas mas as páginas acabaram antes de todas serem respondidas satisfatoriamente, e olha que eu criei um monte de hipóteses que, se se confirmassem, poderiam ter deixado a trama bem mais interessante. Além disso, eu entendi como a captação do sono dos doadores era feita, mas não ficou claro para mim como esse sono era passado para os doentes. Ainda assim, foi uma boa leitura, que mereceu quatro estrelas no Skoob pela sua premissa interessante. Se tivesse o dobro de páginas e cada personagem e situação fosse melhor explorada, certamente se tornaria meu favorito.

Resenha, livro, Doadores-de-Sono, Karen-Russell, Editora-Record, opiniao, capa, fotos, criticas, insonia, trechos
Resenha, livro, Doadores-de-Sono, Karen-Russell, Editora-Record, opiniao, capa, fotos, criticas, insonia, trechos

Resenha, livro, Doadores-de-Sono, Karen-Russell, Editora-Record, opiniao, capa, fotos, criticas, insonia, trechos
Resenha, livro, Doadores-de-Sono, Karen-Russell, Editora-Record, opiniao, capa, fotos, criticas, insonia, trechos, diagramação

 Sobre a diagramação: achei a capa muito bonita, a escolha das cores e o jogo de sombra e luz foi ótima. As páginas são amareladas, há alguns erros de revisão (como a falta de traços na separação de sílabas) e a diagramação traz letras, margens e espaçamento grandes.

 Detalhes: 168 páginas, ISBN-13: 9788501105226, Skoob. Onde comprar online: Submarino, Americanas.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Fica a sugestão para quem procura uma leitura rápida e interessante, que é boa, mas poderia ser ainda melhor. Me contem: o que acharam da premissa? Já conheciam o livro ou a autora?

 Participe do sorteio do livro "A Rosa Louca", clique aqui.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

6 comentários

  1. Olá,
    Essa é a segunda resenha que leio da obra e tenho que dizer que a primeira não foi muito animadora.
    A premissa é bem interessante, mas me incomodou o fato de você dizer que o desfecho não é satisfatório e que nada aparentemente é resolvido e fiquei me perguntando se a autora não deixou essas pontas soltas para um próximo volume. Se sim, até que é justificável, se não eu acho que a obra não me agradará.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Eu adorei a capa e achei muito interessante a temática do livro, da doação de sono, fiquei imaginando.
    Mas confesso que o desfecho assim, faltando algumas respostas me desanimou por completo :(
    Uma pena, seria uma leitura bem interessante.
    Parabéns pela resenha.

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O nome é um tanto instigante e a premissa bastante interessante.
    Fiquei bastante curiosa para conhecer a obra. O toque de distopia e a criatividade da temática do livro me instigaram a querer conhecer a história, mesmo sabendo do final não satisfatório.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mesmo sabendo que metade das resenhas que eu li não foram muito positivas. A ideia do livro é muito boa e bem interessante, fico pensativa a respeito de como isso foi desenvolvido. Uma pena que o desfecho não foi tão satisfatório.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  5. Até estava ficando empolgada com a resenha, pois achei diferente o enredo da história, mas está parte de terminar de repente,como se algo faltava, me deixou com o pé atrás.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia o livro e apesar de saber que é ficção científica com um toque de distopia, a premissa não me agradou. Bom saber que você gostou da leitura, mesmo a autora não tendo dado um final como você esperava.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo