Resenha: conto "O Coração Denunciador", Edgar Allan Poe #12mesesdePoe

Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é mais uma resenha do desafio literário #12mesesdePoe. O conto escolhido para ser lido em agosto foi "O Coração Denunciador" (também chamado de "O Coração Delator"), o mais curtinho até agora.

 O conto é narrado por um protagonista que diz que não é louco, mas que eu acho que é. Esse narrador tinha um patrão, e esse patrão tinha catarata em um olho, e o empregado desenvolveu um certo medo e obsessão por esse olho com uma coloração diferente por causa do problema que o patrão, já idoso, tinha. A obsessão chegou em tal ponto, que o empregado cometeu um crime, mas aí, um certo coração o delataria, faria com que ele confessasse o que tinha feito. Seria o dele próprio ou uma outra coisa, enterrada embaixo do assoalho?

 "Era penetrante, acima de tudo, o sentido da audição. Eu ouvia todas as coisas, no céu e na terra. Muitas coisas do inferno ouvia. Como, então, sou louco?" O problema, meu caro, é que você ouvia coisas demais!

 Eu gostei desse conto, não mais do que dos dois anteriores, mas foi uma boa leitura. Acho que, após oito contos lidos, já é possível conhecer um pouco da escrita e do estilo do Poe e saber mais ou menos o que esperar ou em que detalhes prestar atenção. Achei interessante a forma como o narrador foi contando a história, os detalhes de seu plano, como a lanterna, como ele dizia que estava lúcido mas tudo indicava ao contrário.

 Fica a sugestão para quem quiser conhecer a escrita do Poe em uma leitura rápida com uma boa história.

 Para quem quiser saber mais sobre o desafio, é só clicar aqui ou acessar a fan page.

* Ilustração de Harry Clarke - Printed in Edgar Allan Poe's Tales of Mystery and Imagination, 1919.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

4 comentários

  1. Olá =) É sempre bom participar de desafios literários.Que bom que você gostou do conto. Eu ainda não conheço a escrita de escrita do Poe vou dar uma conferida. Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro desafios literários...nunca li nada do autor, mas pretendo ler em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá. Nunca li nada de Poe, mas já ouvi falar do seu estilo. Apesar disso, não tenho muita curiosidade. Gostei da ideia do desafio, achei bacana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu amo contos, não conhecia a obra, já fiquei super curiosa pra ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo