Resenha: livro "O curioso caso de Benjamin Button", F. Scott Fitzgerald

 Olá pessoal, tudo bem? Depois de poesia e terror, hoje é dia de clássico! Venham conferir como foi a minha experiência de leitura com "O curioso caso de Benjamin Button", livro do norte-americano F. Scott Fitzgerald lido na edição de 2016 da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura.

livro, o-curioso-caso-de-benjamin-button, f-scott-fitzgerald, Folha, resenha, opiniao, trecho, classico, conto, blog-literario, petalas-de-liberdade

 Publicada originalmente em 1922 e composta por 11 capítulos curtos, a história se inicia em 1860, em Baltimore. Roger Button vai à maternidade buscar seu filho recém-nascido, mas ao invés de um bebê, ele se depara com um idoso com uma barba enorme! Sem outra alternativa, Roger leva o não tão pequeno Benjamin para casa, e tenta fingir que não há nada de errado com seu filho. Os anos vão passando e algo estranho acontece: enquanto todos envelhecem, Benjamin vai rejuvenescendo.

 "Sobre a vida de Benjamin Button entre o décimo segundo e o vigésimo primeiro ano, pretendo dizer pouco. Basta registrar que foram anos de decrescimento normal. Quando Benjamin chegou aos dezoito anos, estava ereto como um homem de cinquenta; tinha mais cabelo, numa tonalidade de cinza-escuro; tinha passo firme, a voz perdera o tremular rachado e descera para um saudável barítono." (página 23)

 Nesse conto, acompanhamos uma vida ao contrário, e o final, por mais que torçamos por algo diferente, é previsível. Talvez alguém aí tenha visto o filme baseado no livro, mas eles têm muitas diferenças, por exemplo, no livro, Benjamin nasce com gostos e pensamentos de idosos, que vão mudando conforme o tempo passa, já no filme, pelo que eu me lembro, ele tem um corpo envelhecido, mas uma mentalidade de criança.

 "O processo continuava. Não havia dúvida alguma - ele agora parecia um homem de trinta anos. Em vez de se regozijar, Benjamin sentiu inquietação - estava ficando mais jovem. Até então havia esperado que, atingida uma idade corporal equivalente à idade em anos, o fenômeno grotesco que marcara o seu nascimentos deixaria de funcionar. Ele estremeceu. O destino lhe pareceu medonho, inacreditável." (página 37)

 Não é explicado o motivo de Benjamin rejuvenescer; é interessante como algumas pessoas próximas dele pensam que a "culpa" por isso acontecer é do próprio Benjamin, eu não consigo entender como esses personagens podem pensar assim. A mãe do protagonista também não aparece, então não temos ideia de como ela lidou com um filho tão diferente.

 Foi o meu 2° contato com a escrita do F. Scott Fitzgerald, o primeiro foi em "O Grande Gatsby" (resenha aqui no blog no ano passado), e novamente não encontrei uma linguagem rebuscada, e sim uma narrativa fácil de ler, proporcionando uma leitura fluida e rápida, com um ar de conto de fadas.

livro, o-curioso-caso-de-benjamin-button, f-scott-fitzgerald, Folha, capa
livro, o-curioso-caso-de-benjamin-button, f-scott-fitzgerald, Folha, trecho

 A edição tem capa dura, com a imagem de um rosto masculino, uma capa que eu particularmente não acho bonita. As páginas são amareladas, não encontrei erros de revisão e  a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Fica a minha recomendação para quem procura uma leitura rápida ou quer conhecer um clássico com uma história bem peculiar. Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já leram esse ou outro livro do F. Scott Fitzgerald?

 Detalhes: 56 páginas, ISBN-13: 9788579492716, Skoob. Clique para comprar na Amazon:


17 comentários

  1. Eu ainda não li este clássico, mas o conheci por causa da adaptação.
    É intrigante, né? Ainda mais pra época que foi escrito. Pretendo dar uma chance pra leitura esse ano =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o filme e não sabia que ele foi baseado em um livro, vê se pode?! Achei uma pena não termos uma mãe no conto, acho que seria interessante ter uma visão dela sobre o filho. Fiquei curiosa quanto a narrativa rebuscada ser fácil de ler, normalmente isso rende uma leitura bem arrastada. Amando o filme eu só posso desejar ler o livro e quero pra ontem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou muito fan de clássicos, no entanto achei bastante interessante essa história, até porque já havia visto o filme, e acho muito incrível, e totalmente inovadora a trama. Inclusive não sabia que tinha o livro, e me surpreendi ao saber desse fato. O fato da leitura ser rápida, e com uma escrita envolvente, me animou a dar uma chance a essa obra.

    ResponderExcluir
  4. O livro nunca li e sinceramente nunca lerei, mas o filme é sensacional, a história de tão surreal se torna impactante e me fez pensar se isso realmente acontecesse, eu amei, simples assim, realmente uma obra que vale a pena ser conhecida de alguma maneira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não tive a oportunidade de ler esse clássico ainda, mas conheço a história meio por cima e acho bem curiosa, hehehe. Adorei tua resenha e pretendo ler o livro em breve, pois parece ser muito bacana.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada pelo filme e não fazia ideia de que tem o livro, agora eu preciso muito desse livro também. Adorei a sua resenha, eu acho que pode ser uma excelente leitura para mim e espero poder ler em breve. Adorei demais a dica!

    ResponderExcluir
  7. Oiieee

    Eu ja assisti ao filme com o Pitt e gostei bastante, a história é muito bem estruturada. Adorei saber que a escrita do autor é de fácil compreensão, leve que prende o leitor, quando a gente vê o livro de cara pensa que seria um clássico com aquela escrita mais complicada, achei animador saber que não é o caso. Gostei muito da recomendação.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii, Maria, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa, eu apenas assisti ao filme e te confesso que fiquei bem interessada na obra, além de ser clássica, nos ensina muitas coisas sobre a doença, então quero muito ler, linda edição.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Poxa que pena que a história não explica o porque dele rejuvenescer enquanto todos envelhecem, já assisti ao filme mas não lembro se isso é explicado no filme pelo menos. Mesmo assim fiquei curiosa para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do F. Scott Fitzgerald, mas tenho curiosidade. Eu assisti O Grande Gatsby há muito tempo e adorei, então, quero ler a obra que inspirou a adaptação (vou lá depois conferir sua resenha sobre ele). Já O Curioso Caso de Benjamin Button eu detestei o filme, então, não tenho nenhuma vontade de conferir a obra original.
    Mesmo tendo gostado de ler sua resenha e ficado feliz pelo fato do livro ter uma narrativa fácil de ler, acho que a minha antipatia do filme ainda me influencia a não querer ler este conto. Quem sabe futuramente né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito do filme O Grande Gatsby, tem resenha dele e do livro aqui no blog, se quiser conferir.

      Excluir
  11. Olá que preciosidade esse livro, não li a obra ainda mais já vi a adaptação, acredito ser uma história fantástica cheia de lições, adorei a resenha e já anotei porque de fato tinha me esquecido do livro, espero ter a oportunidade de ler em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu comecei a assistir o filme logo que saiu, mas não sei por qual motivo acabei não indo até o final. Nem foi porque não gostei, foi falta de tempo mesmo e acabei esquecendo. Mas também tenho essa coleção na estante e estou louca para conferir a trama por essa leitura. Que bom saber que é uma leitura curta.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Eu apenas vi o filme e confesso que quando terminou fiquei com uma sensação estranha, não tive sentimentos agradáveis sabe, não me senti bem com essa história e com o final dela. Eu já sabia que existia um livro, mas depois do filme, confesso que não leria. Mas "O Grande Gatsby" esse sim, eu quero ler.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  14. Ola!!

    Minha nossa, estou bem surpresa, pois eu não tinha ideia de que essa história em questão existia em um livro, ainda mais um classico.

    Acho essa historia bem interessante, diferenciada e de certo modo, unica! A inteligencia e a saca do autor foi simplesmente genial. Adorei a sua resenha e essa edição está a coisa mais linda!!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie amore,

    Já ouvi falar muito, mas muito mesmo dessa hsitória, mas até então nunca tinha parado pra ler ou ouvir.
    Lendo sua resenha fiquei mega curiosa pra ler essa belezura, já anotei a dica!

    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Desta obra só conhecia o filme, o qual já assisti diversas vezes, e bom saber que tem grandes diferenças com o mesmo, o que me anima a ler. Ser curto também ajuda, e principalmente o fato de você não ter encontrando uma linguagem rebuscada. Quem sabe eu dê uma chance, afinal estou numa vibe de ler mais clássicos. Adorei e ótima resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo