Resenha: livro "Um cheiro de amor", Maria Christina Lins do Rego Veras

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Um cheiro de amor", escrito pela Maria Christina Lins do Rego Veras e publicado em 2017 pelo selo José Olympio do Grupo Editorial Record.

livro, Um-cheiro-de-amor, Maria-Christina-Lins-do-Rego-Veras, Jose-Olympio, contos, resenha, blog-literario-petalas-de-liberdade, capa, trechos

 A obra é composta por 17 contos, e um deles intitula o livro. Não falarei sobre cada conto detalhadamente por serem muitos, mas basicamente temos: uma mulher aguardando o elevador e pensando se mudaria algo em sua vida; uma família cujo pai está envolvido em escândalos e que se refugia em Paraty onde tem um vizinho misterioso; uma jovem dividida entre seus sentimentos por seus três amigos; um relacionamento entre uma moça branca rica e um rapaz negro e pobre; uma governanta trabalhando com um músico nada simpático (talvez ela esperasse que acontecesse um romance como nos livros e nos filmes); uma esposa entediada com a vida em torno do marido e que acaba tendo um caso; um rapaz que muda seu jeito de ser para se encaixar no trabalho; uma amiga invejosa surtada; um conto com referências ao poema clássico do modernismo Cobra Norato, entre outros.

 Nas citações abaixo, vocês podem ver um trecho de "A fila", que retrata a história de uma mulher como tantas outras, cansada da rotina exaustiva do trabalho, do marido e do filho, deprimida, chegou no seu limite, tanto que comprou veneno no mercado. O segundo trecho é de "Barcelona", onde uma viajem à cidade espanhola traz uma motivação para que o protagonista passe a ter um rumo na vida, e isso muda também a vida de duas pessoas que conviviam com ele.

 "Maria vai passando pelas prateleiras do mercado, tudo caríssimo, se dá conta de que não tem dinheiro para pagar as compras. Bem na sua frente, na sessão de limpeza, o pacote de raticida granulado lhe chama atenção. Desesperada, não vê outra solução: estava ali a resposta para o seu sofrimento. Pegou o veneno, colocou na cesta. Foi para a primeira caixa que encontrou e pagou as compras com o pouco dinheiro que lhe restava.
 Maria teve sorte." (página 79, só lendo para vocês descobrirem que "sorte" foi essa, mas dá pra ver como a vida sempre pode reservar uma surpresa, mesmo que não seja agradável)

 "Estranho, como a vida deles mudara depois que chegara de Barcelona. Nunca havia parado para pensar nessa coincidência. Teria sido Miriam que influenciara? Agora estava realizado, mas só. Marion tornara-se uma artista famosa e até o infeliz do mau-caráter do Ângelo encontrara um encosto seguro.
 Teriam sido os fluidos de Miriam?
 E a felicidade?
 Eles não a encontraram." (página 96)

 Um ponto positivo do livro é o fato de os contos possuírem histórias que poderiam ser reais, que poderiam mesmo ter acontecido com algum conhecido nosso. O ponto negativo, para mim, foi que nenhum dos contos me marcou ou impactou; não senti aquela identificação com os personagens ou uma curiosidade sobre o que aconteceria no enredo, e alguns desfechos não me agradaram, mas vale lembrar que cada leitor pode ter uma sensação diferente sobre a leitura.

 "O desejo das crateras negras em destruir suas estrelas estava presente no homem que acabara de se fazer, mas também não lhe daria trégua enquanto não parasse de destruí-la." (página 106, trecho do conto "A ideia do Astro maior", sobre a criação da Terra e dos homens que estão destruindo o próprio planeta, estamos vendo essa triste destruição atualmente)

livro, Um-cheiro-de-amor, Maria-Christina-Lins-do-Rego-Veras, Jose-Olympio, contos, resenha, blog-literario-petalas-de-liberdade, capa, trechos
livro, Um-cheiro-de-amor, Maria-Christina-Lins-do-Rego-Veras, Jose-Olympio

 A edição tem uma capa que lembra a natureza que serve de cenário para um dos contos, boa revisão, páginas amareladas e diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Detalhes: 112 páginas, ISBN-13: 9788503013383, Skoob, leia um trecho. Curiosidade: a autora é filha do escritor José Lins do Rego. Clique para comprar na Amazon:


 Fica a dica para quem procura um livro curto de contos sobre situações do cotidiano. Alguém aí já conhecia "Um cheiro de amor" ou a Maria Christina Lins do Rego Veras?

♥ "Um cheiro de amor" foi o 9° livro lido no meu desafio de ler 30 livros em janeiro, confira todos os posts do desafio (no Instagram vocês podem descobrir quantos já li até hoje):

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Sou super apaixonada por contos, ainda mais quando o autor cuida . Gosto quando leio algo que me faz remeter a algo que poderia ser real, que poderia acontecer com alguém que conheço.
    Uma pena que nenhum conto te impactou né? Mas é comum, nem sempre a leitura é assim.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu gosto muito de ler contos, eles conseguem transmitir muito do autor em poucas páginas e pelo que me parece "Um cheiro de amor" é bem realista, apesar que você não teve essa conexão com os contos, creio que provavelmente eles me agradariam justamente por trazer situações cotidianas e até mesmo banais em alguns casos.
    Gostei muito de conhecer um pouco desse livro através de suas impressões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei interessante a premissa do livro. Gosto quando as histórias são mais palpáveis, reais, assim consigo me identificar mais com o enredo. Uma pena que os contos não te impactaram, é realmente chato quando isso acontece.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Amo contos por causa da estrutura mesmo, em poder em poucas páginas nos conta ruma historia e nos envolver e também amo contos quando é pra conhecer a escrita de um autor novato pra mim, que é caso deste livro aqui. Já fiquei bem interessada na obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    não conhecia o livro mas ele me lembrou muito um que li alguns anos atrás, e que também trazia vários contos que retratavam situações que facilmente poderiam ocorrer no cotidiano, como minha experiência com essa leitura foi super positiva já me interessei em ler "Um cheiro de amor" também.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Eu não gostava de contos, mas peguei um gosto por eles que não tem tamanho. Adoro ler contos agora.
    Saber que os contos tem histórias que poderiam, facilmente, ser reais pé bem legal, o unico problema é saber que nenum deles te marcou, uma pena. Mas, é bem isso que você disse, cada um sente de um jeito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Não conheço a autora e nem o livro, e por mais que a premissa seja interessante, eu não consigo ser cativada por contos. Eu não sei explicar, mas fuge total do meu interesse literário. O importante e que você gostou e aproveitou a leitura!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mari.

    Eu adoro realizar a leitura de contos. Foi uma pena você não ter se conectado a história, já que as histórias parecem ser bem reais.
    Esse seria um livro em particular que eu não leria, provavelmente eu teria as mesmas impressões que você teve, uma pena!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu gostei das fotos e achei legal a sua resenha e sinceridade, parece ser de fato uma boa leitura e achei interessante a premissa. Dica anotada, espero conseguir ler nesse ano.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto de contos e alguns realmente se tornam queridinhos. Fiquei curiosa com a composição das histórias e inclusive pelo título ter o nome de um dos contos.
    Não conheço a escrita da autora, mas me agradaria conhecer se tiver oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Vou te confessar que nunca ouvi falar sobre esse livro ou a autora. Não sou muito de ler contos, então, acabo não conhecendo muitas obras assim. Infelizmente, não vi nada nesse que me fizesse desejar sair da minha zona de conforte e dar uma chance, ainda mais que nenhum desses contos conseguiu te marcar.
    Gostei da resenha e acredito que, para quem gosta de ler contos, pode ser uma boa opção de leituras. Mas não faz meu estilo e vou passar a dica desta vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a autora Maria Christina Lins do Rego. Ela é parente de José Lins do Rego?
    Pelas descrições que você deu e pelas citações, a escrita dessa autora me fez lembrar minha querida Lygia Fagundes Telles
    Uma pena os contos não terem mexido com você!

    ResponderExcluir
  13. Gosto demais de ler contos e essa obra chamou muito minha atenção, se tudo correr tranquilo, encaixo a dica na minha lista. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo