Leituras e recebidos de janeiro (e resultado do desafio de ler 30 livros em 1 mês)

Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho contar se consegui ou não ler os 30 livros que pretendia em janeiro e mostrar os 3 livros que chegaram no último mês. Vocês podem continuar lendo ou apertar o play e conferir no vídeo:



RECEBIDOS (clique nos títulos para comprar):

livros-novos, caixa-de-correio, blog-literario-petalas-de-liberdade

♥ Da parceira Ler Editorial chegou Posso te Amar, um romance espiritualista da Zeli Scheibel.

Discorria o ano da graduação e Lívia achava que a vida estava completa. Com 23 anos se formaria e ganharia o mundo. Mas, em meio a turbulências emocionais, a vida e os sonhos ganharam outro rumo.Às vezes, mutilações internas são as maiores tempestades. Precisamos nos adaptar e reaprender a viver. Tudo depende do esforço de cada um, no sentido de ampliar o olhar sobre questões que estão além da materialidade, que transcendem o EU, na busca incessante do amor à vida. Não devemos desperdiçar nosso tempo, independentemente da idade, o que precisamos é seguir superando obstáculos.Em muitos momentos, somos chamados a vencer as vicissitudes da vida. A vontade de continuar deve ter alicerce num contínuo caminhar em busca do aprimoramento moral, espiritual e intelectual.

Do grupo Companhia das Letras, recebi Romance Tóxico, da Heather Demetrios, Seguinte, que fala sobre relacionamento abusivo.

Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.

Como num Filme da Lauren Layne, Paralela, tem um personagem que a gente já conheceu lá em Em pedaços, da série Recomeços, tem um namoro de mentirinha e um casal onde um é bem diferente do outro.

As regras são claras... até o momento em que são quebradas. Neste livro da série Recomeços, conheça a história de Ethan. As únicas coisas que o mauricinho Ethan e a rebelde Stephanie têm em comum são o curso de cinema na Universidade de Nova York e o roteiro que precisam desenvolver juntos. Mas, quando a proposta de recriar clássicos de Hollywood se confunde com a realidade, eles acabam se tornando os protagonistas de uma história de amor digna de Oscar! Ela quer um quarto confortável em uma boa casa. Ele quer ficar longe de sua ex. Eles precisam de uma boa nota. Convencidos a ajudar um ao outro, os dois entram em um acordo: Stephanie será a namorada de mentirinha de Ethan enquanto ele a deixa morar em seu apartamento. Para isso, ela deverá fingir ser uma perfeita lady: discreta, arrumadinha e, claro, completamente apaixonada… igualzinha à personagem do filme que estão criando. Contudo, à medida que os dois se aproximam, Ethan se vê completamente apaixonado pela garota cheia de mistérios e contradições ao seu lado. Agora, ele vai ter que decidir: será que seus sentimentos são pela Stephanie de verdade? Ou apenas pela versão que ele criou?

LEITURAS (clique nos títulos para conferir as resenhas)

leituras, livros, blog-literario, petalas-de-liberdade

 Vocês lembram do post que fiz no comecinho de janeiro, mostrando os livros que queria ler na Maratona Literária de Verão e que eu tinha me desafiado a ler 30 dos livros mais finos da minha estante? E tinha dividido eles mais ou menos em categorias.

Li os 4 que não se encaixavam em nenhuma categoria específica:
Devoção da Patti Smith foi a primeira leitura do mês, e fiquei encantada com a escrita da autora.
- O leitor do trem das 6h27 do Jean-Paul Didierlaurent foi um livro que terminei com um sorriso no rosto, ele mostra como a leitura pode integrar as pessoas.
O curioso caso de Benjamin Button do F. Scott Fitzgerald é um clássico bem rapidinho de ler, uma escrita que flui, gostei mesmo sendo bem diferente do filme
- A invenção de Morel do Adolfo Bioy Casares foi um livro que me deu sono, mas achei uma ficção científica interessante, e só digo que eu é que não queria ser amiga desse tal de Morel e passar por perto dessa invenção dele.

No tema YA/Jovem Adulto, eu li:
- Crenshaw: A Fome Da Imaginação da K. A. Applegate, Plataforma21, que foi bom, mas não virou favorito como eu esperava, talvez por eu esperar ver mais do gato amigo imaginário e ter encontrado mais do menino cuja família passava por dificuldades.
- O azarão do Markus Zusak, que li no finalzinho do mês e é bom, é diferente dos livros do tipo que já li que focam mais na escola, esse foca bastante no protagonista tentando se encontrar no mundo e lidando com a família.

♥ Em Thriller/Suspense/Terror, li:
- Horror na Colina de Darrington do Marcus Barcelos, que tem o tipo de terror que mais gosto, que é quando realmentehá coisas sobrenaturais na história.
- Nihil da Carolina Mancini, Editora Estronho foi um livro que me surpreendeu muito positivamente, já tinha lido os primeiros capítulos há algum tempo pra fazer um post de primeiras impressões, tudo ficou bem mais claro quando continuei a leitura e a história do mundo tomado por uma neblina corrosiva tem uma mensagem muito bacana.
Primavera Eterna, Quatro estações - vol.3, foi o meu 2° contato com a escrita do Stephen King, fiquei um pouco mais fã dele e percebi algumas das suas características, como a maneira de trabalhar os personagens secundários.

♥ Em Contos:
- O vilarejo" do Raphael Montes, que também é terror, gostei bastante da escrita dele.
- Pó de Parede da Carol Bensimon foi um livro que amei, achei incrível a forma como a autora cria personagens que a gente poderia conhecer na vida real.
- Por trás das grades foi o livro que me motivou a criar esse desafio, pois ficava olhando ele na estante e pesando que poderia lê-lo rapidinho; realmente foi uma leitura rápida e com ótimos contos relacionados à vida nos presídios.
- Um cheiro de amor da Maria Christina Lins do Rego Veras não teve histórias muito marcantes.
- Rir é o melhor remédio trouxe um humor que não funcionou comigo.
- Pets e companhia foi uma leitura que não rendia, apesar dos contos bons sobre animais.
- Pequenos Escritos, Sinistras Histórias foi a leitura mais difícil do mês, alguns contos são muito pesados, descrevendo estupro, assassinato; os contos apenas descrevem as cenas, não romantizam o crime mas também não trazem uma punição para o agressor, esses dois ou três textos foram difíceis de ler e acabaram pesando na minha avaliação sobre a antologia.

Nos Livros Nacionais:
- Branca de Carvão da Katherine Salles, Portal, é uma releitura de Branca de Neve bem original, ambientada no Brasil.
- Notas sobre ela do Zack Magiezi, Bertrand, é um livro lindo, que usa poesia para contar a história de uma mulher com quem é muito fácil se identificar.
- Iracema do José de Alencar, é um clássico com uma linguagem um pouco complicada, mas a história tem seus pontos interessantes, como trazer uma protagonista guerreira, determinada e que vai atrás do que quer.

 Além desses 19 livros, também li Sob a luz da escuridão, romance pós-apocalíptico da Ana Beatriz Brandão, gostei bastante da escrita dela.

 Então, li 20 livros em janeiro, faltou ler para o Desafio de ler os 30 mais finos da estante:
- A porta inquietante
- Essa luz tão brilhante
- Um corpo no no estúdio
- Os desconhecidos
- Contos e Reencontros
- Os Guardiões - As Crônicas dos Leais
- O velho vestido de noiva
- Clér
- Meio-fio
- Uma princesinha no País das Maravilhas
- Perfumes de Paris

 Mesmo não tendo lido todos os livros da meta, fiquei bem contente por que não lembro de outro mês onde tivesse lido tanto. E também consegui desencalhar livros que estavam há séculos na estante e dos quais eu gostei muito, como Devoção, Notas sobre ela, Nihil, Pó de Parede, Primavera Eterna e O leitor do trem das 6h27.

 Consegui perceber que eu estava lendo menos ultimamente não era exclusivamente culpa do celular como imaginava, mas sim pelo fato de ter mudado minha rotina e colocado a leitura como a última coisa do meu dia. Aí já era super tarde quando eu ia ler e não conseguia mais manter os olhos abertos. Então, percebi que se quiser voltar a ler mais, preciso alterar a ordem de algumas atividades, por exemplo, eu provavelmente não vou dormir em baixo do chuveiro, então posso deixar para tomar banho mais tarde e ler mais cedo. Se eu colocasse a leitura como a primeira coisa do meu dia, acordasse e já fosse ler, é bem provável que teria lido todos os livros da meta.

 Uma coisa que eu quero deixar claro aqui, é que eu não li mais rápido, não coloquei uma pressão enorme em cima de mim para ler, não li de qualquer jeito. A única coisa que fiz nesse último mês foi ter ao meu lado uma folha de papel e um lápis pra poder ir fazendo anotações durante a leitura, escrevendo coisas importantes ou o que eu estava achando. A maioria das minhas leituras foi de livros finos, nenhum leitor gastaria muito mais tempo do que eu pra ler esses livros. Dezenove livros com menos de 100 páginas equivaleriam mais ou menos a 10 de 200 ou 5 de que 400, o que não é muito. Digo isso, pois, infelizmente, existe sim gente que fica julgando a leitura alheia. Inclusive, tentei não prestar muita atenção nos comentários de algumas pessoas em posts onde eu dizia que pretendia ler 30 livros em um mês e tinha gente que ficava me desestimulando, dizendo que era impossível ou que preferia aproveitar melhor a leitura, como se eu não fosse aproveitar a leitura.

 No vídeo, falei que faltam 7 desses livros lidos para serem resenhados no blog, mas na verdade são 8, e as resenhas devem sair em breve. Os livros que não li, tentarei ir lendo nos próximos meses. E pra não perder essa empolgação de início de ano, lá no Instagram já está rolando a Quinzena do Ebook, um desafio pra ler mais e-books até a metade de fevereiro.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: como foram as leituras de janeiro? Já leram ou querem ler algum dos livros citados?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

26 comentários

  1. Parabéns mulher, eu não consigo ler nem um direito, sou muito distraída e termino perdendo o foco, faz um post ensinando a aprender pegar o habito ler rs por favor


    https://girassoisamarelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami, obrigada! Foco é mesmo indispensável, vou fazer sim :).

      Excluir
  2. CARAMBA! Que demais se propor a ler tantos livros assim... Tem que estar com aquele ânimo renovado. Mas, não vejo melhor época pra se fazer isso, senão janeiro. Aliás, janeiro é o mês mais lindo!!! hahahaa
    Bom, mesmo não lendo os 30, acredito que 20 é mais do que perfeito. Parabéns pela determinação... E por ter tirado 20 livros não lidos na sua estante.
    Dos seus recebidos, eu já li o Romance Tóxico. Capa linda... e resenhei ele lá no Coisas de Mineira.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu tenho momentos. Em janeiro, estava com tudo nas leituras. Li um livro atrás do outro e nem pensava em fazer mais nada. Ai, no finalzinho do mês, comecei ver animes, então não sosseguei até assistir todas as temporadas disponíveis do que estava assistindo, e atualmente estou assistindo a última temporada de The Big Bang Theory, mas estou conseguindo ler também, não tão loucamente, mas estou.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa faz tempo que não consigo ler tanto, e estou nessa como você, a leitura acabou ficando por último no meu dia e nesse momento estou bem cansada, tenho q me esforçar mais. Tenho muita vontade de ler O Vilarejo

    ResponderExcluir
  5. Que vitória, hein kkkk Eu li 7 livros e me achei o máximo o janeiro, gostei muito de saber do seu empenho e dedicação, praticamente foi um livro por dia! Espero que fevereiro tu também consiga ler tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii Maria

    Vc leu muitooooo, 20 livros em um mês é um número super respeitável e não importa que não chegou aos 30, o que vale é vc ter desfrutado cada leitura. Fiquei curiosa e ansiosa pra ler O Vilarejo e Horror na Colina Darrington, são dois livros que acho que vou gostar além do que gostaria de conhecer a escrita desses autores nacionais sempre mega recomendados.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. UAU! Ainda chegarei no ponto de ler 30 livros em um mês. Mesmo finos, eu engasgo um pouco. Mas legal vc não forçar ler mais rápido, nem se dar a pressão toda, acho que perde até o encanto pela leitura.
    Bjs flooor
    parabéns

    ResponderExcluir
  8. Nossa as fotos ficaram lindas! Esses livros aprecem bem interessantes, o post ficou ótimo ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o caminho é realmente esse, nao se preocupar com o que os outros acham sobre isso, porque é o seu projeto, o seu ritmo de leitura, você sabe bem o que funciona pra ti, as vezes a gente sai falando um monte de coisas que realmente podem desestimular. Fico feliz que tenha lido tanta coisa, que mês prazeroso! Hahah.

    ResponderExcluir
  10. Ola!!!

    Minha nossa!!! Confesso que estava bem curiosa para saber se você havia conseguido ou não cumprir esse desafio que você mesma criou pra ti. Estou impressionada e meus sinceros parabens por ter se esforçado tanto e por ter lido tantos livros assim

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Você muitas obras que estou louca para conhecer e vou ler com carinho suas resenhas.
    Mana não liga para este povo que fica julgando leituras alheias.
    Leia o que gosta e a quantidade que quiser.
    O pessoal me julga por ler rápido e achar que não absorvo nada dos livros, mas na verdade por eu ter TDAH acabo absorvendo mais do que a maioria das pessoas.
    O que vale mesmo é a qualidade e não quantidade.

    Beijos e que venham muitas leituras em fevereiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Mulher, quantos livros lidos!!! mesmo sendo os mais finos da estante ainda foi coisa pra caramba. Eu também adorei Sob a luz da escuridão. Li Romance Tóxico em janeiro e adorei a leitura, espero que você goste.

    ResponderExcluir
  13. olá, já te sigo, mas estou incluindo um novo blog no Agenda dos Blogs e consta das regras seguir e comentar nos blogs ali enumerados. :D Bjs

    https://coisas-da-je.blogspot.com

    menina, quantos livros lidos!! fui uma leitora voraz, mas nunca cheguei nesse número

    ResponderExcluir
  14. Nossa, vinte livros lidos. Estou impressionada! Eu não sei quantos livros li, mas não foram tantos assim. Não me lembro de ter lido nenhum dos livros da sua lista, mas também recebi Romance Tóxico e achei a premissa interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Poxa, que legal. Eu só li cinco, mas eu sei que com trabalho e outras coisas, pra mim foi uma marca bem boa. Eu não conhecia Devoção, da Patti, e fiquei bem curiosa, porque li Só garotos e amei demais a escrita dela! Quero muito ler Linha M e esse, agora. Achei bem inteligente a sua escolha de ler livros finos, com certeza não é tão difícil quanto parece. Eu também sou meio cética quanto à qualidade de leitura, mas também entendo que cada um tem um tempo e um processo, então também não concordo com julgamentos. Eu vivo querendo assistir ao filme do Benjamin Button, mas vivo também achando que vou morrer de tédio, aí não procurei ler o livro. Eu já li outro livro da Carol Bensimon e vivo querendo ler Pó de parede, mas até agora não consegui comprar (especialmente por ter outras prioridades). Fiquei curiosa para ler Branca de carvão, pois parece um conto bem crítico e necessário nos tempos atuais. Gostei muito do post :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa que postagem recheada de informações interessantes, parabéns pela composição desse texto com fotos lindas. Vamos por parte ... Parabéns pelo livros novos em parceira, ótimas leituras viu!!!
    Esse seu projeto de ler 30 livros finos nas férias foi ótimo, ao enves de um grosso vc leu vários ... Amei a ideia.
    Em relação aos títulos lidos ... Já li as duas edições de 'Horror na colina de Darrington' e amei ambas, a sequência também é boa, mas o primeiro é bem melhor.
    Estou com 'Branca de carvão' no meu kindle mas ainda não consegui ler, quem sabe me empolgo agora no primeiro semestre!!! Bom saber que você gostou dele.
    Muito legal vc ter conseguido ler 20 títulos, mesmo que a meta não tenha sido de 100% como vc mesma destacou deu oara ler bastante. Parabéns viu!!!
    Também tenho esse hábito de ler fazendo anotações, acho mais fácil de me envolver assim com o enredo e facilita na hora de escrever a resenha. E concordo com vc, tem gente que fica fazendo competição de quem lê mais, o gostoso da leitura é ler qnd sente vontade e não por obrigação.
    Então linda sucesso e qlq coisa é só passar lá no blog ou nas minhas redes sociais ok!? Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria,
    Adorei o seu post e, principalmente, a reflexão que você trouxe ao final. Eu já li Romance tóxico e é um livro extraordinário, espero que você goste.
    Eu acho muito legal essa ideia de ler um livro por dia durante um mês, mas não sei se conseguiria participar, ou me sentiria muito pressionada.
    Também acreditava que estava lendo pouco por conta do celular, mas é só porque eu não estou me dedicando mesmo - acho que quase o mesmo "problema" que você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Vi teu post no insta e repito: tenho ranço dessa gente que vem falar das leituras alheias! hahaha
    Parabéns pelos 20 livros lidos, é um ótimo número. Eu já fiz isso, mas só nas férias, em meses normais é mais difícil achar tempo mesmo. :/
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Uau! Arrasou nas leituras! Li uns 14 durante o mês de janeiro e também fiquei mega feliz!! Mas eu sempre penso que a qualidade e o prazer da leitura é mais importante que a quantidade!!!

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Jesus amado, 30 livros em 1 mês? hahahahahaa nunca cheguei a tantos, e olha que já fiquei presa em casa só lendo! Meus parabéns de verdade!!
    E quanta leitura bacana, adorei a lista.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  21. Recebeu bastante livro, legal. Quero ler O romance Tóxico. Sobre 30 livros em 1 mês, acho que só conseguiria se fosse infantil ou juvenil pq sou lentinha mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu achei esse desafio incrível e, mesmo que não tenha conseguido ler os 30 livros, você se saiu muito bem. Adorei as suas leituras e achei muito legal o fato de você ter conseguido desencalhar alguns livros também.
    Enfim, você está de parabéns pelas leituras do mês! E adorei os recebidos também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Maria.

    Você leu bastante. Geralmente eu consigo ler no máximo 8 livros no mês quando eles contém poucas páginas. Parabéns mesmo e espero que suas leituras continuem dessa forma.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá.

    Ler 20 livros em um mês seria meu sonho. Que arraso! Hahahaha Quero muito ler “como num filme”. Li um livro da autora e super adorei. Parabéns pelo seu post. Está incrível! <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo