Resenha premiada: livro Ariana, Igor Gielow

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Ariana, escrito por Igor Gielow e publicado em 2015 pela Editora Record.

Resenha, livro, Ariana, Igor Gielow

 O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Mark Zanders, um jornalista brasileiro, que trabalhava como correspondente no Paquistão para um site de notícias inglês. Ele já havia estado no país algumas vezes. Waqar, um repórter paquistanês, era seu fixer, seu ajudante, seu guia, seu melhor amigo no Paquistão.

 "O fixer é o faz tudo do jornalismo internacional, um misto de intérprete, secretário, motorista e repórter. Waqar não sabia como oferecer seus servições, e lembrou-se de ter lido um artigo sobre como era o mercado de prostituição em hotéis de Berlim. Procurou a revista, indiana, e a achou no meio de papéis antigos na gaveta de sua mesa na redação. Releu com atenção. Com o edificante exemplo em mãos, passou a rondar saguões de hotel à cata de quem se parecesse com um jornalista." (página 19)

 Mal sabia  Mark, que em uma manhã no final de 2007, aconteceria algo que afetaria muito a sua vida. O hotel em que ele e Waqar estavam tomando café da manhã, em Islamabad, capital paquistanesa, foi alvo de um ataque terrorista. Apesar de ferido, Mark sobreviveu, Waqar não. As últimas palavras do fixer foram "Mark. Você precisa encontrar Ariana". 

 "Tipicamente, as principais vítimas na frente islâmica da tal guerra ao terror eram justamente aqueles que os assassinos deveriam chamar de irmãos. Mark vira isso tantas vezes; desta vez era com ele." (página 29)

 Mas quem seria Ariana, se é que era o nome de uma pessoa? Em parte tentando realizar o último pedido do amigo, em parte movido por seu faro jornalístico, Mark embarcou em uma busca por Ariana, uma tarefa perigosa, que o colocou de frente com o Talibã, com espiões e com descobertas surpreendentes. Em quem confiar? Como montar corretamente aquele intrincado quebra-cabeça do qual Waqar fazia parte?

 "O jornalista, por um momento, lamentou profundamente ter ido atrás daquela história. Teria sido muito mais confortável ter ficado em Londres (...). Waqar seria para sempre seu fixer dos sonhos, um amigo dentro do que os limites das diferenças culturais permite..." (página 152)

 Ariana seria a  mais difícil e também a maior reportagem da vida de Mark Zanders!

 Falando na vida dele, Mark não é um daqueles personagens perfeitos, tem vários defeitos e problemas, não é um herói, é só um homem como qualquer outro, que precisará enfrentar desafios difíceis se quiser sair vivo de mais uma reportagem.

 O terrorismo praticado por extremistas islâmicos é um assunto bem em alta em nossa época, e que não sabemos até onde vai. O livro de Igor Gielow nos mostra um pouco do cenário e da cultura do Oriente, marcado por sangue e areia. Ariana é o primeiro livro do autor, que mantém um estilo jornalístico em sua narração. Durante a leitura, embora tenha demorado para compreender o segredo em torno de Ariana, eu conseguia visualizar as cenas com facilidade, e torci muito para que Mark ficasse bem no final.

Resenha, livro, Ariana, Igor Gielow
contracapa, Resenha, livro, Ariana, Igor Gielow
Resenha, livro, Ariana, Igor Gielow

 Eu gostei da capa do livro, brilhante, com uma cor forte e com o título em alto-relevo. As páginas são amareladas, a diagramação está boa, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho.

 Detalhes: 350 páginas, ISBN-13: 9788501104311, Skoob. Onde comprar online: AmericanasSubmarino.


-- Sorteio --

 Decidi sortear o meu exemplar para vocês; a mecânica do sorteio vai ser um pouco diferente, vocês poderão participar de três formas:
Opção 1: Seguir o blog pelo Google Friend Connect e comentar na resenha.
Opção 2: Curtir a página do blog no Facebook e compartilhar publicamente o banner da promoção.
Opção 3: Me seguir no Twitter e tweetar a frase do sorteio.

 Então, para participar vocês devem fazer login no formulário do Rafflecopter abaixo (se o formulário não estiver aparecendo, acesse-o clicando aqui; se não souber como usar o formulário, veja um tutorial clicando aqui), colocar o e-mail no local indicado e preencher a opção 1, a opção 2 ou a opção 3 (que é composta pelas entradas "Following @marijleite on Twitter" e "Tweeting a Message").

 Vocês podem participar com uma, duas ou três opções, conforme quiserem. E tem as chances extras, após as 3 opções, que são opcionais. Fiz a promoção assim, porque algumas pessoas reclamam que não tem Facebook ou Twitter; dessa forma, todo mundo pode participar.

 Regulamento:
 - Ao final do sorteio, o ganhador deverá responder ao e-mail que enviarei, em até 96 horas (4 dias), com seu endereço completo. Caso contrário, o sorteio será refeito.
 - Ter endereço de entrega no Brasil.
 - Inscrições até 22/09/2015.
 - Resultado do sorteio: 23/09/2015.
 - O exemplar sorteado é usado, mas está em bom estado.
 - O envio do prêmio é de responsabilidade do blog e será feito em até 30 dias após o recebimento dos dados do sorteado.
 - Não nos responsabilizamos por danos ou extravio dos Correios.

 Em caso de dúvida, mande um e-mail para o blog ou deixe um comentário. Boa sorte!



 Por hoje é só; espero que vocês tenham gostado da resenha e que participem do sorteio. Já conheciam o livro ou o autor?




Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

18 comentários

  1. Eu quero esse livro já!!!!!
    Quando entrar pelo pc eu participo do sorteio
    Boa sorte a todos que irão participar
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. eu li recentemente e gostei bastante do livro... gosto de histórias ambientadas no Oriente e tbm de livros com pegada jornalística... confesso que fiquei o tempo inteiro temendo pela vida de Mark, da irmã de Waqar e de Ariana...

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o livro interessante, apesar de não simpatizar com o autor, o livro é realmente bem escrito e a história é boa.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei o livro, apesar de não fazer muito meu estilo esse tipo mais denso de história.
    Boa sorte aos participantes do sorteio.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro me parece daquelas histórias bem tensas e um pouco pesada, mas ainda sim reflexivo de alguma forma, gostei e ja estou concorrendo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não dava nada por esse livro, mas após ler sua resenha, tô muito interessada!
    A história parece ótima, já anotei a dica.
    E estou participando do sorteio =)
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi o livro parece ser bem interessante, mas eu definitivamente não pertenço ao publico alvo. Não curto muito leituras nessa pegada de reportagem, fora que parece ser uma leitura com uma carga dramática muito forte e eu não ando no clima pra isso.
    Ainda assim, bela resenha, Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Que premissa interessante! Confesso que eu não daria muito pelo livro se o visse em uma vitrine, mas sua resneha me esclareceu bastante.

    ResponderExcluir
  9. Ola, tudo bem?? Este livro parece ser muito legal, gostei muito da sua resenha. Não sei se leria o livro, porque não me causou aquele impacto " Preciso dele agoraaa!!".
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Essa é a segunda resenha que leio de Ariana e estou bem interessada na leitura, parece ser do tipo que eu curto bastante, então minhas expectativas estão lá em cima. Estou participando do sorteio, espero ganhar!! :D
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Já sei o que vou correr pra comprar na Bienal! Não sei se todo estudante de jornalismo é assim, mas sou viciada em livros jornalísticos, ficcional ou não. A Guerra islâmica é um tema que me interessa muito ultimamente, juntando isso o livro é uma das minhas prioridades,

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    Achei muito interessante esse livro, pelo mesmo abordar o terrorismo por alguns extremistas islâmicos, onde somente nos dias atuais está sendo mais discutido este fato abominável!!!
    Aprecio muito os livros com o estilo jornalístico!!!
    Parabéns!!! A resenha está excelente!!!

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Já vi outras resenhas desse livro, mas não consigo ficar com vontade nenhuma de ler. A sua resenha está ótima, mas vou deixar essa dica passar :/

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, não conhecia o livro, porem o enredo dele me conquistou, não sei se por fazer jornalismo, mas adoro livros com protagonista nessa área e trazendo um tema tão atual como o terrorismo. Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito curiosa para ler este livro, saber se Mark irá conseguir atender ao último pedido do amigo! O parece ser baseado em fatos reais pelo que entendi! E tema do livro é muito atual!! Participando e torcendo muito!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser muito comovente, e não tem como não ser quando se fala de tragédias provocadas pelas mãos dos seres humanos, a guerra!! Quem ou o que seria Ariana? Gostaria de descobrir o final desta emocionante história!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor. Gostei muito da sua opinião sobre a obra e me senti atraída pelo enredo. O que mais me interessou foi o modo como o autor retratou a realidade do Oriente e das vítimas de guerra, além do mistério (claro) sobre quem era Ariana. O fato de o autor ser mesmo um jornalista experiente me deixa ainda mais curiosa, porque certamente a narrativa é realística e confere verossimilhança ao enredo. Espero mesmo gostar!!!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. O modo de narrar em terceira pessoa e um o modo que gosto muito, por que descreve bem o local que esta se passando e como estar se passando. Historias de guerras para falar a verdade não são meus maiores gostos, porém darei um chance ao livro :D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo