Resumo de 2018 (melhores e piores leituras, projetos, SoSeLit...)

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho trazer um resumo do que rolou em 2018 e falar sobre minhas metas para 2019. Apertem o play para saber como foi o último ano no canal e conferir quais  foram meus livros favoritos e quais decepcionaram ou continue lendo:





 Números

 Como comento no vídeo, terminei a faculdade em 2017 e achei que teria muito mais tempo livre e conseguiria ser mais produtiva em 2018. Me enganei! Meu computador não vive seus melhores momentos e o celular é uma distração complicada. Mesmo assim, foram 232 posts aqui no blog, sendo a resenha de "Nós matamos o cão tinhoso", livro do Luís Bernardo Honwana, o post mais acessado, com 4525 visualizações. E temos um cabeçalho novo =]!


 O canal (se ainda não é inscrito, se inscreva: https://www.youtube.com/channel/UCA6rN2MY2Lhvi4zSgQ6opAA) finalmente chegou em 1500 inscritos, mudei o cenário dos vídeos e fiz uma loucura chamada VEDA.

 O meu perfil no Instagram (se ainda não segue, vem seguir: https://www.instagram.com/marijleite/, ao lado: as fotos mais curtidas de 2018) ultrapassou os 10000 inscritos e passei a tentar compor mais algumas das fotos.

 Segundo minhas anotações, comprei 71 livros (entre novos e usados), e estou longe de ter lido todos eles.  Falando das leituras, no meu perfil no Skoob consta que li 81 livros (um número não muito exato, pois aí não estão alguns livros que não estavam cadastrados, ou do Wattpad ou alguns que não marquei).

 Li menos que a minha meta de ler 100 livros no ano (uma média de 2 por semana). Felizmente, resenhei quase todos aqui no blog. Comprei um Kindle e li alguns e-books mais curtos. Confiram abaixo (quase todas) as minhas leituras:



 Li mais livros escritos por mulheres do que por homens e houve praticamente um empate entre publicações de autores nacionais e de autores estrangeiros.

 Melhores Leituras e Decepções do Ano


→ Fiz leituras muito boas, mas só um livro entrou para os favoritos. Ganharam 5 estrelas (clique nos títulos para conferir as resenhas):



 "A Parte Que Falta encontra O Grande O", do Shel Silverstein, Companhia das Letrinhas foi um pequeno livro que me surpreendeu. Outra surpresa foi o thriller psicológico "A mulher entre nós" de Greer Hendricks e Sarah Pekkanen, Paralela, que depois da metade me fez ficar grudada na leitura.

 Os Young Adults "Uma coisa absolutamente fantástica" do Hank Green e "Dias de despedida" do Jeff Zentner, Seguinte (que entrou para os favoritos, afinal não é qualquer livros que me faz chorar) completam a lista de melhores leituras.

→ Não li livros horríveis esse ano, mas abaixo listo três que posso considerar decepções, pois foram bem diferentes do que eu esperava:

  "A bússola do peregrino" do Pedro Terrón foi um desfecho abaixo do que eu gostaria para a trilogia Kalixti. "Loucamente Sua" da Rachel Gibson não era engraçado como imaginei. “Fazendas ásperas” da Geny Villas-Novas foi uma leitura confusa e abstrata para mim.

 Projetos e desafios

→ Me desafiei a ler 12 livros encalhados da estante "Desencalhando 12 livros em 2018", a ideia era ler 1 por mês, mas só li os 6 primeiros:


1 - relativamente novo na estante mas que pode ficar encalhado - Sorrisos Quebrados
2 - livro que faz parte de série - A oportunista
3 - livro escrito por mulher - Segredos de uma noite de verão
4 - livro com capa feia ou estranha - Uma família feliz
5 - livro divertido ou engraçado - Loucamente Sua
6 - romance - Orgulho e Preconceito


→ Outro projeto do qual participei em 2018 foi a blogagem coletiva da SoSeLit, a Sociedade Secreta Literária. Foi muito bacana poder escrever mensalmente sobre temas do meio literário e conferir as opiniões diferentes das outras blogueiras participantes.


 Fiquei devendo o post de dezembro, que era uma retrospectiva do projeto. Eu gostei muito de poder participar, me deu uma motivação a mais para escrever outra coisa que não fosse uma resenha ou uma tag.

 Todos os post foram um desafio de expressar a minha opinião, de falar sobre assuntos polêmicos como as adaptações literárias, as mancadas das editoras e a relação entre autores e blogueiros. Mas acho que um dos posts que mais gostei de fazer foi sobre o Preconceito Literário, onde rotulamos determinado livro pela capa, pelo gênero ou por quem o publicou, sem de fato termos lido ele, o que nos priva de boas oportunidades de leituras.


 O que teremos em 2019?

 Por incrível que pareça, a minha meta em 2019 é diminuir um pouco o ritmo! Sinto que faço muitas postagens no blog (ou no Instagram) e quase não tenho tempo de divulgá-las, pois já estou preparando o próximo post. Mas se a minha meta é essa, já comecei contrariando-a ao estar tentando ler 30 livros em janeiro, o que resultará em 30 resenhas logo no começo do ano. Veremos o que acontecerá...

 Continuo desejando ler pelo menos 100 livros esse ano, especialmente os que estão encalhados na estante há tempos. Não entrei em nenhum desafio de leitura anual, por enquanto.

 E acho que por hoje é isso. Agradeço aos autores e editoras parceiras, à querida Lana que divide o blog comigo e vocês que sempre me acompanham. Espero que 2019 seja um ano fantástico para todos nós. Me contem como foi o 2018 de vocês!


Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

13 comentários

  1. Que resumão gostoso de acompanhar!!!
    Geralmente eu também me proponho a reduzir o ritmo, mas te entendo em não conseguir. O blog nos faz feliz e quando estamos produzindo conteúdo pra ele, estamos conectadas com nossa alegria.
    30 livros pra janeiro??? Oi???
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse resumão foi realmente incrível gostei bastante, pois em pouco tempo pude ter uma noção de quanto o seu ano foi intenso. Eu também flopei feio no desencalhando livros, e achei que também só li os 6 primeiros. Este foi o ano que menos li, culpa da netflix (mentira foi minha mesmo), mas isso e porque queria me dedicar aos estudos e ler muito conteúdo, pois estou no ultimo ano e simplesmente acho que não aproveitei quase nada desses 5 anos de faculdade. Apenas lamentei, mas nesse ano de 2019 quero ler por prazer, por isso também não participarei de nenhuma meta em específico. Quero conseguir conciliar melhor o blog, que e um espaço que eu amo escrever, e to cheia de ideias... Enfim, eu que fico agradecida de fazer parte do Pétalas de Liberdade, e espero que este ano seja muito mais produtivo que os outros, e com muito amor, que é isso que importa.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu resumo geral, ficou bem detalhado! Eu consegui ler mais de 100 livros esse ano e fiquei muito contente, pois preciso ler logo os livros parados na estante. A meta esse ano é não comprar mais nada, chega de acumular... rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante desse tipo de postagem! Acho muito legal fazer esse "balanço" do ano para saber o quão produtivo fomos e se conseguimos alcançar nossas metas. Parabéns pelo sucesso do blog e do canal! =D
    PS: Não acredito que sua meta era ler 100 livros em um ano! =O

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Quanta coisa legal em 2018!
    Adorei o resumão, deu para ter uma ótima ideia de tudo o que rolou no seu ano literário e ainda sobrou dicas de leitura.
    Parabéns pelas conquistas com o canal e com o Instagram também!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei seu resumo geral de 2018, nossa, fiquei até com inveja da sua organização, não tenho noção de quantos livros eu li, assim como você leio no wattpad, e ano passado eu vivi lendo, em media li uns 40 livros lá ou até mais. Porém, adorei seu plano passado literário.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei saber mais do seu resumão do que rolou por aqui em 2018. Pude acompanhar algumas postagens e sempre estão muito bem escritas.
    Acredito que 2018 foi bem positivo mas para otimizar meu tempo resolvi diminuir as parcerias com autoras independentes, assim sobra mais tempo para conseguir colocar minhas leituras do acervo pessoal em dia.
    Espero que seu 2019 seja incrível e muito próspero.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi! Primeiro parabéns pelas leituras e pela organização, porque sou péssima com isso de ler em metas, e fazer listas de leituras. Ainda que eu não tenha lido tanto quanto gostaria, acredito que fiquei acima do que eu havia me proposto, e isso me deixou satisfeita. Eu sou meio que um pouco desligada quanto aos números, mas que bom que você teve um ano proveitoso.

    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria,
    Adorei o resumo do ano. Eu fiz muitas leituras agradáveis e consegui muitas coisas boas em 2018 também, mas, ainda bem que o ano terminou.
    Espero que em 2019 você consiga ler muitos livros e mantenha a qualidade - pois você leu títulos favoritos da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maria!
    Que fôlego, mulher! Foi um ano muito bom, hein? Repleto de leituras interessantes e crescimento para o blog e suas demais redes, fico muito feliz por você! Sempre coloco minha meta em 100 livros, também, mas acabo ultrapassando - apesar de não fazer a resenha de nem metade do que leio. Para este ano vou definitivamente diminuir um pouco o ritmo de resenhas porque tenho uma tese para escrever, mas desejo que 2019 seja ainda mais proveitoso e que suas leituras sejam ótimas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas suas conquistas em 2018 e que 2019 traga muitas leituras boas (e poucas ou nenhuma decepção literaria), parabéns pelo canal, blog e insta (adoro acomapnhar suas fotos).
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Maria?

    Eu gostei muito da sua listinha dos melhores de 2018, alguns livros citados acima eu já li e também curti muito, mas não colocaria entre meus 10 melhores de 2018. Parabéns pelas leituras realizadas e conquistas alcançadas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    2018 foi um ano bom para você em? Em 2018 meu no literário foi mais ou menos.. Mas mesmo assim valeu muito a pena. Assim como você eu também não tive leituras horríveis, mas me decepcionei com algumas. No ano de 2019 quero me dedicar um pouco mais e principalmente as leituras. Assim como você quero ler 100 livros e desencalhar alguns da estante. Amei esse post, adorei saber um pouco mais como foi seu 2018. Espero que 2019 seja um ano abençoado para você.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo